sexta-feira, 29 de abril de 2011

FRENESI [ING-1972]



Diretor: Alfred Hitchcock
Elenco: Jon Finch, Alec McCowen, Barry Foster, Billie Whitelaw, Anna Massey, Barbara Leigh-Hunt.
Produção: Brian Burguess
Roteiro: Anthony Shaffer (baseado na obra de Arthur LaBern)
Fotografia: Leonard J. South e Gilbert Taylor
Trilha Sonora: Henry Mancini e Ron Goodwin
Duração: 120 min.
Ano: 1972
País: Reino Unido
Gênero: Suspense
Cor: Colorido

Sinopse

Hitchcock, que não filmava na Inglaterra desde os anos 40, retorna em grande estilo com a história de um assassino estuprador em Londres. A polícia suspeita do óbvio e condena o homem errado. O investigador (Alec McCowan) continua em dúvida e essa desconfiança o conduz a uma interminável perseguição. Uma das principais seqüências traz um tiroteio eletrizante sobre longas escadarias, e o movimento da câmera confere à cena ainda mais suspense. Outra passagem marcante são os 15 minutos de um estupro seguido de estrangulamento, onde o jogo de luzes paralisa o público. Frenesi foi o penúltimo filme de Hitchcock e é considerado um dos mais
 violentos do diretor.






O TESTAMENTO DO DR. MABUSE [ALE-1933]


Diretor: Fritz Lang
Elenco: Rudolf Klein-Rogge, Oscar Beregi Sr., Paul Bernd, Henry Bless
Duração: 122 min.
Ano: 1933
País: Alemanha
Gênero: Policial
Cor: Preto e Branco

Sinopse

Uma rede terrorista está à solta em Berlim. Seu objetivo é promover caos e anarquia, utilizando-se de instruções do Dr. Mabuse, que encontra-se em um hospital para doentes mentais em estado catatônico. O inspetor Lohmann é o responsável pela investigação do caso, e vai apertando o cerco através de provas cada vez mais estranhas. O filme teve sua exibição proibida na Alemanha durante aproximadamente duas décadas.


INIMIGO MEU [EUA-1985]


Diretor: Wolfgang Petersen
Elenco: Dennis Quaid, Louis Gossett Jr., Brion James, Richard Marcus, Carolyn McCormick.
Produção: Stephen J. Friedman
Roteiro: Barry Longyear, Edward Khmara
Fotografia: Tony Imi
Trilha Sonora: Maurice Jarre
Duração: 108 min.
Ano: 1985
País: USA
Gênero: Ficção Científica
Cor: Colorido

Sinopse


Nesta excelente aventura da ficção científica, dois guerreiros envolvidos em uma selvagem guerra futurística entre a Terra e o planeta Dracon são abatidos e fazem aterrissagens forçadas em um planeta desolado e inóspito. A princípio, o humano (Dennis Quaid) e seu inimigo, um réptil alienígena (Louis Gosset, Jr.) estão determinados a destruirem-se mutuamente. Mas após terem que enfrentar as forças da natureza e um ao outro, os dois pilotos perdidos gradualmente percebem que a única maneira de manterem-se vivos é superando o ódio mortal.
 
 

OS DESAJUSTADOS [EUA-1961]


Diretor: John Huston
Elenco: Marilyn Monroe, Clark Gable, Montgomery Clift, Thelma Ritter, Eli Wallach, Estelle Winwood.
Produção: Frank E.Taylor
Roteiro: Arthur Miller
Fotografia: Russell Metty
Trilha Sonora: Alex North
Duração: 124 min.
Ano: 1961
País: EUA
Gênero: Drama
Cor: Preto e Branco

Sinopse

Dirigido com maestria por John Huston (O Falcão Maltês) com um roteiro vencedor do Prêmio Pulitzer escrito por Arthur Miller, Os Desajustados é um drama excitante e instigante (Film Daily) de honestidade, intensidade e puro brilho poético. Divorciada e desiludida, Roslyn Tabor (Marilyn Monroe) fica amiga de um grupo de desajustados, incluindo um caubói envelhecido (Clark Gable), um mecânico de coração partido (Eli Wallach) e um cansado cavaleiro de rodeios (Montgomery Clift). Apesar do estilo de vida imediatista, Roslyn experimenta pela primeira vez a liberdade, animação e paixão. Mas quando seu inocente idealismo entra em choque com o realismo cínico de seu novo grupo, Roslyn terá que arriscar perder sua a amizade... e o único amor verdadeiro que ela já teve.
 
 

AMADEUS [EUA-1984]


Diretor: Milos Forman
Elenco: F. Murray Abraham, Tom Hulce, Elizabeth Berridge, Simon Callow, Roy Dotrice, Christine Ebersole, Jeffrey Jones, Cynthia Nixon.
Produção: Saul Zaentz
Roteiro: Peter Shaffer
Fotografia: Miroslav Ondrícek
Trilha Sonora: Wolfgang Amadeus Mozart, Giovanni Battista Pergolesi, Chris Newman
Duração: 160 min.
Ano: 1984
País: EUA
Gênero: Drama
Cor: Colorido

Sinopse

É uma adaptação da peça sobre a vida de Mozart, o gênio da música. A história foca em Salieri (Abraham), músico contemporâneo de Mozart (Tom Hulce) que, ao mesmo tempo em que admira e inveja o talento do compositor, o despreza por seu comportanto grosseiro. Salieri se pergunta por que Deus deu tamanho talento a alguém tão vulgar, enquanto ele, esforçado e devoto, está tão aquém de tal genialidade. A inveja torna Salieri um rival, disposto a usar sua influência na corte de Viena para sabotar Mozart.

 

POLTERGEIST - O FENOMENO [EUA-1982]


Diretor: Tobe Hooper
Elenco: Craig T. Nelson, JoBeth Williams, Beatrice Straight, Dominique Dunne.
Produção: Frank Marshall, Steven Spielberg
Roteiro: Steven Spielberg, Michael Grais e Mark Victor, baseado em história de Steven Spielberg
Fotografia: Matthew F. Leonetti
Trilha Sonora: Jerry Goldsmith
Duração: 116 min.
Ano: 1982
País: EUA
Gênero: Terror
Cor: Colorido

Sinopse

Uma Família é visitada por fantasmas em sua casa, que inicialmente se manifestam apenas movendo objetos pela casa mas gradativamente vão aterrorizando a família cada vez mais, chegando a "seqüestrar" a caçula, levando-a para outra dimensão através do tubo de imagem do televisor. Os pais se desesperam e uma especialista em fenômenos paranormais sugere que eles devam ser ajudados por uma mulher com poderes mediúnicos.

QUADRILHA DE SADICOS [EUA-1977]


Diretor: Wes Craven
Elenco: Susan Lanier, Robert Houston, Martin Speer, Dee Wallace, Russ Grieve, John Steadman, James Whitworth, Virginia Vincent, Lance Gordon, Michael Berryman.
Produção: Peter Locke
Roteiro: Wes Craven
Fotografia: Eric Saarinen
Trilha Sonora: Don Peake
Duração: 89 min.
Ano: 1977
País: EUA
Gênero: Terror
Cor: Colorido

Sinopse

Durante uma viagem de carro pela Califórnia, a família Carter resolveu pegar um atalho. Foi a sua desgraça. Eles encontraram um grupo de canibais que transformou suas vidas num pesadelo infernal.
 
 

terça-feira, 26 de abril de 2011

INDIANA JONES - OS CAÇADORES DA ARCA PERDIDA [EUA-1981]


Diretor: Steven Spielberg
Elenco: Harrison Ford, Karen Allen, Paul Freeman, Ronald Lacey, John Rhys-Davies, Denholm Elliott, Wolf Kahler, Anthony Higgins, Alfred Molina, Vic Tablian, Don Fellows, William Hootkins
Produção: Frank Marshall
Roteiro: Willard Huyck, Lawrence Kasdan, Philip Kaufman
Fotografia: Paul Beeson, Douglas Slocombe
Trilha Sonora: John Williams
Duração: 115 min.
Ano: 1981
País: EUA
Gênero: Aventura
Cor: Colorido

Sinopse

Veja como tudo começou. Prepare-se para fortes emoções em Indiana Jones e Os Caçadores da Arca Perdida, Indy (Harrison Ford) e sua decidida ex-namorada Marion Ravenwood (Karen Allen) sobrevivem a armadilhas, combatem nazistas e encaram serpentes em sua incrível missão ao redor do mundo, em busca dea mística Arca da Aliança. Experimente uma empolgante aventura atrás da outra com o primeiro e único Indiana Jones.
 
 

DOUTOR FANTASTICO [ING-1964]


Diretor- Stanley Kubrik
Elenco- Peter Sellers - George C. Scott - Sterling Hayden - Keenan Wynn - Slim Pickens - Peter Bull - James Earl Jones - Tracy Reed - Jack Creley - Frank Berry - Robert O'Neil - Glenn Beck - Roy Stephens - Shane Rimmer - Hal Galili
Pais- ING
Ano- 1964
Genero- Comedia

Sinopse

As possíveis conseqüências caso um anticomunista e louco general americano (Peter Sellers) desse a ordem de bombardear a União Soviética com o objetivo de ficar livre dos "vermelhos", sem se dar conta de que este ato seria provavelmente o início da Terceira Guerra Mundial.






MENINA DE OURO [EUA-2004]


Diretor: Clint Eastwood
Elenco: Clint Eastwood, Hilary Swank, Morgan Freeman, Jay Baruchel, Mike Colter, Lucia Rijker, Brian F. O'Byrne, Anthony Mackie, Margo Martindale, Riki Lindhome, Michael Pena.
Produção: Clint Eastwood, Paul Haggis, Tom Rosenberg, Albert S. Ruddy
Roteiro: Paul Haggis, baseado em contos de F.X. Toole
Fotografia: Tom Stern
Trilha Sonora: Clint Eastwood
Duração: 137 min.
Ano: 2004
País: EUA
Gênero: Drama
Cor: Colorido

Sinopse

Após um rompimento doloroso com sua filha, o treinador de boxe Frankie Dunn não se deixou aproximar de ninguém, até que a boxeadora Maggie Fitzgerald entrou em seu ginásio. Os dois iniciam uma dolorosa e trágica história de amor.



INTOLERANCIA [EUA-1916]

Diretor: D.W. Griffith
Elenco: Lilian Gish, Mae Marsh, Robert Harron, Olga Grey, Miriam Cooper, Walter Long.
Produção: D.W. Griffith
Roteiro: Tod Browning, D.W. Griffith, Anita Loos
Fotografia: G.W. Bitzer, Karl Brown
Trilha Sonora: Joseph Carl Breil, Carl Davis, D.W. Griffith
Duração: 123 min.
Ano: 1916
País: EUA
Gênero: Drama
Cor: Preto e Branco

Sinopse

A crueldade humana e o destino do homem são examinados nesta série de quatro histórias interligadas que vão da Babilônia aos tempos modernos. Uma das seqüências mais famosas do filme é o festim de Balthazar, em uma Babilônia montada em estúdio com centenas de figurantes e tomadas espetaculares do alto. "Intolerância" foi um fracasso de bilheterias - ao contrário do clássico "Nascimento de uma Nação"(1915), pelo qual o cineasta ficou conhecido.
Griffith é considerado o pai do cinema americano por ter usado em seus filmes recursos que hoje compõem a linguagem cinematográfica, como a montagem paralela, o primeiro plano, a câmara em movimento e o uso de rebatedores de luz.





MONSTROS S/A [EUA-2001]

Diretor: Peter Docter, David Silverman
Elenco: Vozes na versão original: Billy Crystal, John Goodman, James Coburn, Jennifer Tilly, Bonnie Hunt, Mary Gibbs, Steve Buscemi.
Produção: Darla Anderson
Roteiro: Andrew Stanton
Fotografia: - animação -
Trilha Sonora: Randy Newman
Duração: 92 min.
Ano: 2001
País: EUA
Gênero: Animação
Cor: Colorido

Sinopse

O astro do susto, Sulley, e seu falante assistente, Mike, trabalham na Monstros S.A., a maior fábrica de processamento de gritos da cidade de Monstrópolis. A principal fonte de energia do mundo dos monstros provêm da coleta dos gritos das crianças humanas. Os monstros acreditam que as crianças são tóxicas, e entram em pânico quando uma menininha invade seu mundo. Sulley e Mike fazem de tudo para levar a garota de volta para casa, mas enfrentam desafios monstruosos e algumas situações hilárias em suas atrapalhadas aventuras. Assista ao filme mais divertido do ano, agora com extras inéditos e exclusivos. Este "monstro" da animação vai conquistar você no susto!


CRISTOPHER LEE - ICONE DO HORROR NO CINEMA


Cristopher Lee


Christopher Frank Carandini Lee nasceu em 27 de maio de 1922, em Londres, descendente de uma tradicional família européia. Após a escola preparatória, fez um rigoroso colegial, onde aprendeu Grego e Latim. Trabalhou como mensageiro e office-boy, ganhando um salário miserável.
Durante a Segunda Guerra Mundial, serviu as forças especiais da Real Força Aérea Britânica, atividade que lhe rendeu uma condecoração.
Ao final da guerra, já estava habituado a apresentar-se em teatros musicais.
Em 1948, estreou nas telas num pequeno papel na produção inglesa Escravo do Passado.
Interpretou o monstro do título de A Maldição de Frankenstein (1957), filme da produtora Hammer que inaugurou o moderno horror britânico.
No ano seguinte, fez sua primeira aparição como Drácula em O Vampiro da Noite, dando início ao ciclo de vampiros da Hammer, consagrando-o como um dos vampiros mais famosos do cinema.
Sua vasta contribuição ao horror inclui outros filmes de monstro, mistérios de Sherlock Holmes para o cinema e TV, além de um papel no cultuado O Homem de Palha (1973). Mais recentemente apareceu em grandes produções, como O Senhor dos Anéis, Star Wars, A Fantástica Fábrica de Chocolate etc., aumentando sua filmografia.
- Recebeu uma indicação ao MTV Movie Awards de Melhor Vilão, por "O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel" (2001).
- Recebeu 2 indicações ao MTV Movie Awards de Melhor Luta, por "O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel" (2001) e "Star Wars: Episódio 2 - Ataque dos Clones" (2002). Venceu por "Star Wars: Episódio 2 - Ataque dos Clones".

- Fala alemão fluentemente.
- Serviu na Força Aérea Britânica entre 1941 e 1946.
- É primo distante de Ian Fleming, criador do personagem James Bond.
- Foi um dos jurados do concurso de Miss Universo de 1995.
- Com exceção de 1995, desde 1948 ao menos um filme estrelado por Christopher Lee é lançado.
- Apesar de ter atuado em mais de 200 filmes, pouquíssimas foram as vezes em que interpretou o herói do filme. Em cerca de 85% de seus filmes interpretou o vilão da história.
Fonte: Wikipédia


PETER CUSHING - MAGNIFICO ATOR BRITANICO


Peter Cushing
Peter Wilton Cushing nasceu em 26 de maio de 1913, em Kenley, no condado britânico de Surrey. Faleceu em 11 de agosto de 1994
Filho de George Edward Cushing e Nelli Marie, morou parte da infância num subúrbio de Londres, retornando, porém, a Surrey, onde o pai trabalhava como agrimensor.
Desde cedo afeito à representação, a que foi levado por uma tia, que era atriz, dedicou-se ainda ao desenho. Trabalhou como ajudante de agrimensura, usando os dotes para o desenho, ao tempo em que atuava no teatro local. Mudando-se para Londres, ali cursa a Escola Municipal de Música e Drama.
Durante uma breve passagem pelos Estados Unidos, fez sua estréia no cinema com um pequeno papel numa versão de O Homem da Máscara de Ferro. Retornou à Inglaterra e, durante a Segunda Guerra Mundial, uniu-se à Associação de Serviços Militares de Entretenimento. Após pequenas participações em filmes como Hamlet (1948) e Moulin Rouge (1952), dedicou-se a atuar em programas televisivos.
Sentiu-se atraído pela atuação desde muito cedo e, ainda na escola, envolveu-se no teatro local, até conseguir uma bolsa de estudos para a conceituada Escola Guildhall de Música e Drama, mudando-se para Londres.
Atuou no teatro londrino até mudar-se para Hollywood, em 1939, onde atuou em O homem da máscara de ferro, neste mesmo ano. Atuou em diversos filmes, e sua carreira foi mais destacada com os papéis de Sherlock Holmes e como Van Helsing, nas películas da Hammer Film Productions.
Aos 44 anos, estrelou A Maldição de Frankenstein, o primeiro filme de terror da Hammer, no qual interpreta o Barão Victor Frankenstein. Atuou cerca de 30 vezes ao lado de Christopher Lee, destacando inúmeras produções da Hammer. Seu carisma e tipo físico influenciaram muito seus papéis, os quais comumente eram de cientistas, arqueólogos e detetives. Por sua classe e extraordinária competência, é considerado o gentleman do horror.
Em 1989 recebeu o título de Oficial do Império Britânico.
Morreu em 11 de agosto de 1994, deixando como legado uma filmografia com mais de uma centena de títulos.



O PANTANO [ESP/ARG-2001]


Diretor: Lucrecia Martel
Elenco: Mercedes Morán, Graciela Borges, Martín Adjemián, Leonora Balcarce, Silvia Baylé, Sofia Bertolotto.
Produção: Lita Stantic
Roteiro: Lucrecia Martel
Fotografia: Hugo Colace
Duração: 103 min.
Ano: 2001
País: Espanha/ Argentina
Gênero: Comédia Dramática
Cor: Colorido

Sinopse

O filme mostra a tensão que acontece quando duas famílias resolvem passar as férias de verão. Em uma casa temos Mecha (Graciela Borges), uma mulher de 50 e poucos anos que tem de agüentar sua família, formada por um marido que tinge os cabelos, crianças irritantes e empregados que roubam suas coisas. Nada que uns bons drinques não podem resolver. Sua prima, Tali (Mercedes Morán), também tem um bando de filhos barulhentos e um marido. Eles estão em uma casa com piscina na cidade de La Cienaga, onde a tensão familiar pode chegar a níveis estratoféricos no calor do verão.
Ganhador de prêmios no Festival de Berlim e Havana.

 

PIXOTE - A LEI DO MAIS FRACO [BRA-1980]


Diretor: Hector Babenco
Elenco: Fernando Ramos da Silva, Marília Pera, Jardel Filho, Jorge Julião, Gilberto Moura, Rubens de Falco, Elke Maravilha, Tony Tornado, Beatriz Segall, João José Pompeu, Edilson Lino, Zenildo Santos
Produção: Paulo Francini, José Pinto
Roteiro: Hector Babenco, Jorge Duran
Fotografia: Rodolfo Sánchez
Trilha Sonora: John Neschling
Duração: 127 min.
Ano: 1980
País: Brasil
Gênero: Drama
Cor: Colorido

Sinopse

Pixote (Fernando Ramos da Silva) foi abandonado por seus pais e rouba para viver nas ruas. Ele já esteve internado em reformatórios e isto só ajudou na sua "educação", pois conviveu com todo o tipo de criminoso e jovens delinqüentes que seguem o mesmo caminho. Ele sobrevive se tornando um pequeno traficante de drogas, cafetão e assassino, mesmo tendo apenas onze anos.
 
 

RASTROS DE ODIO [EUA-1956]


Diretor: John Ford
Elenco: John Wayne, Jeffrey Hunter, Vera Miles, Ward Bond, Natalie Bond, John Qualen, Olive Carey
Produção: Merian C. Cooper, Parick Ford, C.V. Whitney
Roteiro: Alan Le May, Frank S. Nugent
Fotografia: Winton C. Hoch
Trilha Sonora: Stan Jones, Max Steiner
Duração: 120 min.
Ano: 1956
País: EUA
Gênero: Western
Cor: Colorido

Sinopse

Ethan Edwards, (John Wayne) é um veterano do exército confederado que odeia índios e acredita mais em balas do que em palavras. Sua vida corre tranquila até ter sua família massacrada e a sobrinha raptada por comanches. Ele parte então para sua maior batalha. Ele enfrenta o frio, a fome a solidão, e todos os perigos do Oeste selvagem em uma busca obsessiva por vingança. Este é um clássico que conta com uma deslumbrante atuação de John Wayne que considerou este o seu filme preferido.
 
 

GIMME SHELTER [EUA-1970]

Diretor-Albert e David MAYSLES
Elenco- The Rolling Stones - Mick Jagger - Charlie Watts - Keith Richards - Mick Taylor - Bill Wyman - Marty Balin - Sonny Barger - Melvin Belli - Dick Carter - Jack Casady - Mike Clarke - Sam Cutler - Spencer Dryden - Chris Hillman
Ano- 1970
Pais- EUA
Genero- Documentario

Sinopse

O documentário "Gimme Shelter" é mais do que um filme sobre o mundo do rock, é um decreto do fim do sonho da geração paz e amor (e o avesso de "Woodstock - O Filme"). Durante três semanas, os realizadores acompanharam uma turnê dos Rolling Stones realizada logo após a morte de um de seus fundadores, o guitarrista Brian Jones. A turnê culmina com o fatídico show de Altamont, Califórnia, em dezembro de 1969, onde, após uma crescente onda de violência, um homem negro é assassinado por um integrante dos Hell´s Angels, contratados como seguranças do evento, em frente à câmera. O filme mostra cenas do show intercaladas a cenas de violência, as tentativas de Mick Jagger de esfriar o público, closes da platéia (jovens dançando, jovens drogados, jovens sendo espancados pelos Angels) e uma seqüência com os Stones assistindo o material rodado e tentando entender o que aconteceu.



CRASH - ESTRANHOS PRAZERES [CAN/EUA-1996]


Diretor: David Cronenberg
Elenco: James Spader, Holly Hunter, Elias Koteas, Deborah Unger, Rosanna Arquette, Peter MacNeill, Yolande Julian.
Produção: David Cronenberg
Roteiro: J.G. Ballard, David Cronenberg
Fotografia: Peter Suschitzky
Trilha Sonora: Howard Shore
Duração: 100 min.
Ano: 1996
País: Canadá/ EUA
Gênero: Drama
Cor: Colorido

Após se envolver em um acidente de carro com uma médica, publicitário começa a se relacionar com um grupo estranho de pessoas, que têm como fetiche a reprodução de acidentes de carro e a relação dos mesmos com o sexo. Aos poucos, ele e a mulher começam a ser introduzidos gradativamente em um mundo de estranhos prazeres carnais, sempre ligados ao sexo e aos carros.

LES IDOLES [FRA-1968]


Diretor- Marco
Elenco- Bulle Oglier, Pierre Clementi, Jean-Pierre Kalfon  
Ano- 1968
Pais- FRA
Genero- Comedia
Cor- Colorido

Sinopse

Rock roll, moda, e avant-garde francês! "A música pop é o som que mata, então isso nos faz querer ouvir mais!" Os locais e os sons do estilo psicodélico dos anos sessenta ... no estilo francês! Esta paródia da cultura pop francesa dos anos 60 envolve três ídolos cantando e seu esforço para marcar presença junto ao público.
Há uma deslumbrante variedade de moda e música que combina psicodélico, beat e pop. Quase metade do filme é sobre a moda e a música. Conferências de cultura pop, da imprensa, nos bastidores o hedonismo, a psicodelia, os gerentes manipuladores e disc jockeys são satirizados.
Música executada por Les Rollsticks, Bulle Ogier, Clementi Pierre, Jean-Pierre Kalfon, Valérie Lagrange, Michèle Moretti, Barbouth Joël, Philippe Bruneau, Breton Marie-Claude, Vilar Stéphane, Greussay Patrick, Zins Jacques, Didier Léon.

ZOLTAN - O CAO VAMPIRO DE DRACULA [EUA-1978]


Diretor: Albert Band
Elenco: Michael Pataki, Reggie Nalder, José Ferrer, Jan Shutan, Libbie Chase, John Levin, Cleo Harrington.
Produção: Albert Band, Frank Ray Perilli
Roteiro: Frank Ray Perilli
Fotografia: Bruce Logan
Trilha Sonora: Andrew Belling
Duração: 85 min.
Ano: 1978
País: EUA
Gênero: Terror
Cor: Colorido

Sinopse

Na Transilvânia, soldados mexem numa tumba e acidentalmente libertam Zoltan, o cão vampiro de Drácula, e o servente imortal do conde que cuida do animal. Os dois seguem para os Estados Unidos à procura de Michael Drake, o último descendente de Drácula, que não sabe de sua ascendência. Pelo caminho, o servente e o cão deixam um rastro de morte e sangue e transformam outros cães em vampiros. Ao mesmo tempo, são perseguidos por um caçador de vampiros.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

O SETIMO SELO [SUE-1957]


Diretor: Ingmar Bergman
Elenco: Max von Sydow, Gunnar Bjornstrand, Bengt Ekerot, Nils Pope, Bibi Anderson, Inga Gill, Maud Hansson, Inga Landgre, Berto Anderberg, Anders Ek, Gunnal Lindblom
Produção: Allan Ekeland e Allan Ekelund
Roteiro: Ingmar Bergman
Fotografia: Gunnar Fischer
Trilha Sonora: Eric Nordgren
Duração: 96 min.
Ano: 1957
País: Suécia
Gênero: Drama
Cor: Preto e Branco

Sinopse


Após dez anos, um cavaleiro (Max Von Sydow) retorna das Cruzadas e encontra o país devastado pela peste negra. Sua fé em Deus é sensivelmente abalada e enquanto reflete sobre o significado da vida, a Morte (Bengt Ekerot) surge à sua frente querendo levá-lo, pois chegou sua hora. Objetivando ganhar tempo, convida-a para um jogo de xadrez que decidirá se ele parte com a Morte ou não. Tudo depende da sua vitória no jogo e a Morte concorda com o desafio, já que não perde nunca.



OS OUTROS [ESP/EUA/FRA-2001]


Diretor: Alejandro Amenábar
Elenco: Nicole Kidman, Christopher Eccleston, Fionnula Flanagan, Elaine Cassidy, Eric Sykes, Alakina Mann, James Bentley, Rene Ascherson.
Produção: Fernando Bovaira, José Luiz Cuerda
Roteiro: Alejandro Amenábar
Fotografia: Javier Aguirresarobe
Trilha Sonora: Alejandro Amenábar
Duração: 105 min.
Ano: 2001
País: Espanha / EUA / França
Gênero: Suspense
Cor: Colorido

Sinopse

Durante a 2ª Guerra Mundial, Grace (Nicole Kidman) decide por se mudar, juntamente com seus dois filhos, para uma mansão isolada na ilha de Jersey, a fim de esperar que seu marido retorne da guerra. Como seus filhos possuem uma estranha doença que os impedem de receber diretamente a luz do sol, a casa onde vivem está sempre em total escuridão. Eles vivem sozinhos seguindo religiosamente certas regras, como nunca abrir uma porta sem fechar a anterior, mas quando eles contratam empregados para a casa eles terminam quebrando estas regras, fazendo com que imprevisíveis consequências ocorram.
 
 

A BOLHA ASSASSINA [EUA-1988]


Diretor: Chuck Russell
Elenco: Shawnee Smith, Donovan Leitch, Ricky Paull Goldin, Kevin Dillon, Billy Beck, Jeffrey DeMunn, Candy Clark, Beau Billingslea, Art La Fleur, Del Close, Michael Kenworthy
Duração: 92 min.
Ano: 1988
País: EUA
Gênero: Terror
Cor: Colorido

Sinopse

Um velho passeia entre os arbustos da periferia quando se vê frente a frente com uma bolha gelatinosa que acabara de despencar do espaço, na pequena cidade de Arborville, EUA. A "coisa" gosmenta gruda em seu corpo e nem o providencial socorro de um casal de jovens consegue impedir que ele seja devorado pela inusitada composição de ingredientes não identificados ainda no consultório de um médico. O mais assustador é que as necessidades nutricionais da meteórica bolha aumentam rapidamente. Em pouco tempo ela devora os frequentadores de um teatro, destrói um depósito de carnes e parte para um confronto aberto com os habitantes da cidade, digerindo 160 deles em curto espaço de tempo. Só uma questão interessa para Arborville: como deter a bolha assassina?

 

CINEMA PARADISO [FRA/ITA-1989]


Diretor: Giuseppe Tornatore
Elenco: Philippe Noiret, Salvatore Cascio, Jacques Perrin, Mario Leonardi, Antonella Attili, Pupella Maggio, Agnese Nano, Leopoldo Trieste, Isa Danieli, Enzo Cannavale, Leo Gullotta
Produção: Franco Cristaldi, Mino Barbera, Giovanna Romagnoli
Roteiro: Giuseppe Tornatore, Vanna Paoli
Fotografia: Blasco Giurato
Trilha Sonora: Ennio Morricone, Andrea Morricone
Duração: 123 min.
Ano: 1989
País: França/ Itália
Gênero: Drama
Cor: Colorido

Sinopse

Nos anos que antecederam a chegada da televisão (logo depois do final da Segunda Guerra Mundial), em uma pequena cidade da Sicília o garoto Toto (Salvatore Cascio) ficou hipnotizado pelo cinema local e procurou travar amizade com Alfredo (Philippe Noiret), o projecionista que se irritava com certa facilidade, mas parelamente tinha um enorme coração. Todos estes acontecimentos chegam em forma de lembrança, quando agora Toto (Jacques Perrin) cresceu e se tornou um cineasta de sucesso, que recorda-se da sua infância quando recebe a notícia de que Alfredo tinha falecido.