Diretor- Álex de la Iglesia
Ano- 1995
Pais- ESP/ITA
Genero- Comedia/Terror
Sinopse
Um padre desvenda o código embutido no livro do Apocalipse: a data do nascimento do Anti-Cristo e consequentemente o inicio do fim do mundo: no dia de Natal, em Madrid. Passa a ser a sua missão fazer todo o mal que puder, com o objectivo de contactar o próprio Diabo para descobrir o exacto local do nascimento e poder destruir tal criatura e salvar a Humanidade. Recruta um fã de heavy-metal satanista e um famoso ocultista televisivo para o ajudar a cumprir as suas tarefas.
Uma mistura de comédia negra e filme de terror é como se pode tentar classificar este filme com momentos inenarráveis e inesperados, com coragem para combinar violência gráfica, ocultismo e humor. Um dos seus ingredientes chaves é a utilização de personagens bizarras, ao mesmo tempo repugnantes e adoráveis, e a ambientação num cenário sujo, decadente e violento, que passa por igrejas, ruas cheias de vagabundos, actuações de heavy-metal e estúdios de televisão. A ideia de Anjel (Álex Angulo), um padre-cura devoto praticar maldades sempre que tem oportunidade (desde roubar as esmolas de mendigos e carteiras a moribundos, atirar mimos ao chão e riscar automóveis com chaves. O Super-Homem, no Super-Homem 3 quando ficou mau endireitou a torre de Pizza e apagou a chama olímpica, tudo grandes maldades) para tentar contactar o Diabo, com a leal ajuda de José Maria (Santiago Segura) – um anafado e alucinado metaleiro que vive numa casa com outras personagens ainda mais alucinadas – através de um complicado ritual ensinado pelo famoso ocultista Cavan (Armando De Razza) que ao ser raptado (recrutado para a missão sagrada, isto é) se denuncia como uma fraude, é no mínimo original e divertidíssima, e foi bem aproveitada para criar motivações para todas as atitudes das personagens. E a cena onde o Diabo se manifesta pela primeira vez é impressionante.
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