terça-feira, 26 de abril de 2011

PETER CUSHING - MAGNIFICO ATOR BRITANICO


Peter Cushing
Peter Wilton Cushing nasceu em 26 de maio de 1913, em Kenley, no condado britânico de Surrey. Faleceu em 11 de agosto de 1994
Filho de George Edward Cushing e Nelli Marie, morou parte da infância num subúrbio de Londres, retornando, porém, a Surrey, onde o pai trabalhava como agrimensor.
Desde cedo afeito à representação, a que foi levado por uma tia, que era atriz, dedicou-se ainda ao desenho. Trabalhou como ajudante de agrimensura, usando os dotes para o desenho, ao tempo em que atuava no teatro local. Mudando-se para Londres, ali cursa a Escola Municipal de Música e Drama.
Durante uma breve passagem pelos Estados Unidos, fez sua estréia no cinema com um pequeno papel numa versão de O Homem da Máscara de Ferro. Retornou à Inglaterra e, durante a Segunda Guerra Mundial, uniu-se à Associação de Serviços Militares de Entretenimento. Após pequenas participações em filmes como Hamlet (1948) e Moulin Rouge (1952), dedicou-se a atuar em programas televisivos.
Sentiu-se atraído pela atuação desde muito cedo e, ainda na escola, envolveu-se no teatro local, até conseguir uma bolsa de estudos para a conceituada Escola Guildhall de Música e Drama, mudando-se para Londres.
Atuou no teatro londrino até mudar-se para Hollywood, em 1939, onde atuou em O homem da máscara de ferro, neste mesmo ano. Atuou em diversos filmes, e sua carreira foi mais destacada com os papéis de Sherlock Holmes e como Van Helsing, nas películas da Hammer Film Productions.
Aos 44 anos, estrelou A Maldição de Frankenstein, o primeiro filme de terror da Hammer, no qual interpreta o Barão Victor Frankenstein. Atuou cerca de 30 vezes ao lado de Christopher Lee, destacando inúmeras produções da Hammer. Seu carisma e tipo físico influenciaram muito seus papéis, os quais comumente eram de cientistas, arqueólogos e detetives. Por sua classe e extraordinária competência, é considerado o gentleman do horror.
Em 1989 recebeu o título de Oficial do Império Britânico.
Morreu em 11 de agosto de 1994, deixando como legado uma filmografia com mais de uma centena de títulos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário