Ingris Bergman
Filha de pai sueco e mãe alemã, Ingrid Bergman estudou na Escola de Arte Dramática de Estocolmo. Estreou em 1932, em “Lanskamp”. Depois de estrelar 9 filmes, em 1939 já famosa em seu país, foi levada para Hollywood por David Selznick, que a queria num remake de “Intermezzo”, co-protagonizado por Leslie Howard.
O seu tipo elegante, a fazia versátil para interpretar os diversos papéis, indo desde mulheres simples (O médico e o monstro), heroínas (Joana D’arc) a princesas (Anastácia).
Ao longo da carreira arrebatou 3 Oscars com “À meia luz” (1944), Anastácia (1956) e “Assassinato no Orient Express” (1974). Mas o papel que mais a fez conhecida foi mesmo em Casablanca, romance ambientado na cidade homônima, em que dividiu a cena com o não menos aclamado humphrey bogard. A história do amor impossível que rendeu uma das cenas mais inesquecíveis do cinema: o final, na névoa do aeroporto.
Dentre seus maiores sucessos, além dos já citados Casablanca e Anastácia, podemos também citar “Por quem os sinos dobram” com o qual foi indicada ao Oscar. Trabalhou com Hitchcock em dois filmes, “Quando fala o coração” e “Interlúdio”. Com o diretor italiano Luchino Visconte fez a comédia “Nós as mulheres”. Ao filmar “Sonata de Outono” (1978) já sofria do mal que lhe acometeria: câncer, aos 67 anos, na data de seu aniversário.
O seu tipo elegante, a fazia versátil para interpretar os diversos papéis, indo desde mulheres simples (O médico e o monstro), heroínas (Joana D’arc) a princesas (Anastácia).
Ao longo da carreira arrebatou 3 Oscars com “À meia luz” (1944), Anastácia (1956) e “Assassinato no Orient Express” (1974). Mas o papel que mais a fez conhecida foi mesmo em Casablanca, romance ambientado na cidade homônima, em que dividiu a cena com o não menos aclamado humphrey bogard. A história do amor impossível que rendeu uma das cenas mais inesquecíveis do cinema: o final, na névoa do aeroporto.
Dentre seus maiores sucessos, além dos já citados Casablanca e Anastácia, podemos também citar “Por quem os sinos dobram” com o qual foi indicada ao Oscar. Trabalhou com Hitchcock em dois filmes, “Quando fala o coração” e “Interlúdio”. Com o diretor italiano Luchino Visconte fez a comédia “Nós as mulheres”. Ao filmar “Sonata de Outono” (1978) já sofria do mal que lhe acometeria: câncer, aos 67 anos, na data de seu aniversário.
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